Nós já falamos NESTE post o que é a industria 4.0 e suas principais tecnologias, e sabemos que um dos principais benefícios dessas novas tecnologias é a otimização do tempo que elas nos proporcionam, facilitando nosso dia a dia e reduzindo nossos custos. Ainda que o consumidor final veja vantagens no uso destas, o maior beneficiado disso tudo é o empreendedor, o empresário e o trabalhador que veem seus resultados multiplicados quando as utiliza de forma inteligente.
As tecnologias trazidas aqui foram escolhidas considerando as mais usuais e mais inovadoras do mercado, pois assim você dono do próprio negócio pode compreender que suas aplicações são mais simples do que parecem e dão mais resultados do que se esperam, na maioria das vezes, aqueles que não conhecem essa área tecnológica.
BIG DATA
Talvez você nunca tenha escutado esse nome, mas você sabe o que é. Desde que a internet começou a ser acessível a um grande número de pessoas, as informações de diversas pessoas vão sendo armazenadas e utilizadas, e descobertas como um verdadeiro tesouro para quem busca vender ou promover algo. Ainda que as informações fossem sendo acumuladas, é recente o uso dessas informações para transformação da industria que a partir de estudos consegue definir funções diversas como: DESCOBRIR NECESSIDADES DAS PESSOAS, DESCOBRIR COMPORTAMENTOS COMUNS A DETERMINADOS GRUPOS, PREVER COMPORTAMENTOS, COMBINAR INFORMAÇÕES DE DIVERSOS USUÁRIOS AFIM DE TRANFORMAR EM UMA INFORMAÇÃO ÚNICA…
COMO ISSO DE APLICA NO MERCADO:
- Uma loja de varejo consegue, através de uma análise de frequência de comportamentos, identificar em quais condições os clientes costumam comprar seus produtos e então posicioná-los melhor nas prateleiras;
- Um especialista que vende cursos online pode coletar informações de suas publicações em perfis de redes sociais para compreender quais conteúdos mais estão agradando seu público, e desenvolver mais conteúdos semelhantes e melhores;
- Alguém que tem um e-commerce consegue reunir dados de comportamento do cliente, rastreando seus passos dentro do seu site, vendo se muitas pessoas chegam ao carrinho e desistem, podendo melhorar sua oferta de frete, por exemplo;
- Um site pode a partir dos dados de pesquisa de um navegante sugerir produtos, artigos, etc., como faz o YouTube.
REALIDADE AUMENTADA
A realidade aumentada não é como a realidade virtual. Na realidade aumentada você não entra em um mundo virtual, mas sim aquilo que você quer ver entra na sua realidade. O que antes era somente possível reproduzir virtualmente e de forma que a pessoa que “transportava” para determinado lugar, agora é trazido à realidade da pessoa e reproduzido de forma muito presente.
COMO ISSO SE APLICA NO MERCADO:
- É possível tirar medidas sem uma trena, somente utilizando a trena virtual, que é extremamente precisa, no seu celular;
- É possível visitar virtualmente qualquer lugar do mundo e enxergar tudo como se estivesse lá, inclusive participando de grandes eventos, interagindo com outras pessoas também conectadas à tecnologia.
- Em um restaurante já é possível substituir o cardápio tradicional por um cardápio em 3D visualizado através de óculos de realidade aumentada, e então fazer a escolha do seu prato;
- Na área de arquitetura e design de interiores é possível dispor os móveis conforme o projeto e analisar as melhores combinações e disposições;
- Um cliente em uma joalheria pode testar diferentes modelos de aneis para escolher um.
IMPRESSÃO 3D
Como muito falamos aqui, a impressão 3D veio para revolucionar o mercado e vem trazendo inumeras possibilidades de uso e novas soluções que não imaginavamos serem possiveis tão depressa. Além da fabricação de protótipos, onde é mais comumente utilizado, a manufatura aditiva, mais conhecida por IMPRESSÃO 3D, começou a ganhar espaço como uma forma rápida e precisa de produção e está cada vez mais sendo adotada para produção do produto final.
COMO ISSO SE APLICA NO MERCADO:
- Para empresas que necessitam de protótipos dos seus produtos, como dentistas, arquitetos, empresários que vão lançar seu produto no mercado,
- Para empresas que desenvolvem produtos que necessitam de uma precisão alta, como peças de automóveis;
- Para empresas que precisam produzir produtos personalizados com rapidez, como jóias, bonecos, peças de decoração;
- Para reposição de objetos raros ou que não são mais produzidos.
INTERNET DAS COISAS
Internet das coisas é a conecção que vários equipamentos têm entre si. Essa otimização permite fazer muito mais coisas em menos tempo, pois otimiza os processos do nosso dia a dia e também das empresas. Para um empresário, poder se conectar a coisas que não estão ao seu alcance pode ser uma mão na roda, e essa tecnologia está cada vez mais comum: você utiliza internet das coisas se usa a Siri no seu IPhone.
COMO ISSO SE APLICA NO MERCADO:
- Conectar o celular a um relógio, como já é feito, trás a quem o tem uma velocidade de obtenção de informações muito maior, e em uma empresa um sistema como esse poderia otimizar muitos processos internos;
- Em uma industria, sensores inteligentes podem indicar quando uma máquina necessitará de reparos e manutenção.
CIBERSEGURANÇA
Com a quantidade de informações e essa onda de dados, é necessário também proteger suas informações e a industria 4.0 vem também com a sua solução. A Cibersegurança é a proteção de sistemas de computador contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados eletrônicos, bem como a interrupção ou desorientação dos serviços que fornecem.