Impressão 3D aplicada na industria da construção civil

A construção civil foi uma área que muito se beneficiou com a chegada da impressão 3D no mercado. Indiretamente nos projetos de maquetes e protótipos de escalas inferiores, e diretamente quando a tecnologia começou a tomar proporções superiores como na construção de casas reais.

O interesse dos profissionais da área deve realmente ser grande já que as novas máquinas prometem fazer até 10 casas populares em 24 horas (ISSO MESMO, 24 HORAS!).

Muitas novidades estão surgindo e em fase de teste, e se essas tecnologias têm falhas ou não, ainda não sabemos, mas com a rapidez do avanço dessas tecnologias da INDUSTRIA 4.0 não demorará muito tempo para que se desenvolvam coisas incríveis, sem dúvidas.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DA IMPRESSÃO 3D PARA CONSTRUÇÕES?

Pensemos no seguinte: hoje, mais do que nunca, um dos ativos mais valiosos e que chamam muita atenção dos empresários é o TEMPO. A expressão “tempo é dinheiro” faz cada vez mais sentido e o tempo têm se tornado cada vez mais escasso, sendo objeto de oferta de inúmeros produtos e serviços. Você vende às pessoas produtos e serviços que as economizarão tempo para gastarem com outras coisas.

Quando falamos de impressão 3D essa vantagem é muito presente. É possível imprimir muito mais coisas por um curto espaço de tempo, e que empresa não gostaria de admitir em seus negócios uma tecnologia que economiza tempo (e consequentemente dinheiro) e ainda mantém a qualidade do serviço?

Além dos quesitos TEMPO e QUALIDADE, um aspecto também vantajoso é a grande quantidade de objetos que é possível produzir, desde objetos pequenos e partes pequenas da construção até uma casa ou um prédio inteiro.

Também no aspecto financeiro, os gastos e custos das construções feitas com impressão 3D caem de forma significativa junto com o desperdício de matéria-prima. Este ultimo ponto é também uma grande necessidade do canteiro de obras, visto que a questão do desperdício é por vezes motivo de pauta entre engenheiros e muitas vezes não encontram soluções práticas para a questão. A impressora 3D utiliza 90% de todo o material, marca que cativa qualquer engenheiro.

O USO DA IMPRESSÃO 3D PARA PROTOTIPAGEM DE MAQUETES já é um grande benefício para as empresas de construção cívil que conseguem ter uma melhor visualização de volume e organização espacial dos elementos. Por vezes o uso das maquetes tem um valor alto demais para compensar sua produção, por isso o uso da impressão 3D pode facilitar muito o processo e retomar para as obras as prototipagens.

Veja também: IMPRESSÃO 3D É CARA?

E PORQUE AINDA É TÃO POUCO USADA?

Bom, as boas tecnologias também têm suas barreiras a serem enfrentadas. Apesar de toda sua capacidade e seus benefícios, adquirir uma impressora 3D para esse tipo de serviço ainda é um investimento inicialmente muito alto pois, principalmente no Brasil, os modelos produzidos ainda são poucos e a capacidade destes ainda é limitada.

Todas essas informações de inovações que vamos ver sobre a impressão 3D na construção civil são notícias em escala global, por isso, ter acesso a essas máquinas pode não ser tão fácil.

Outra necessidade que, apesar de crescer muito no Brasil, não é suficiente ainda para preencher a demanda do mercado é a de mão-de-obra especializada nesse serviço, e também nos serviços de apoio para instalações – como eletrodutos e tubulações – já que a impressora imprimem a estrutura com aberturas mas não imprime aqueles elementos.

QUAL A EXPECTATIVA PARA O FUTURO?

No Brasil, hoje, a impressão 3D é mais usada para a prototipagem de maquetes e desenvolvimento de poucos elementos, e ainda assim, estas são feitas em sua grande maioria por empresas de grandíssimo porte. Mas já podemos ver iniciativas nascendo entre jovens empreendedores, e o desenvolvimento de startups para oferecer esse tipo de serviço ao mercado.

Mas assim como muitas outras criações das épocas de revolução industrial, a impressora 3D chega para ficar. E como podemos ter certeza disso? Pela sua aplicabilidade em diversos ramos e sua praticidade de produção. Porque sua dificuldade de uso, hoje, está muito mais ligada à aspectos externos do que à impressora em si. É um produto que corresponde, e MUITO, às necessidades do mercado.

Pensando no médio e longo prazo a especialização em serviços de impressão 3D ou serviços relacionados vai ser algo muito valorizado e demandado pelo mercado, sendo uma oportunidade, principalmente para os que estão começando uma carreira, e para os que desejam encontrar uma nova área de atuação.

Veja também: 5 TECNOLOGIAS DA INDUSTRIA 4.0 PARA VOCÊS USAR NA SUA EMPRESA O QUANTO ANTES

ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DA IMPRESSÃO 3D NO CANTEIRO DE OBRAS

IMPRESSORA CAPAZ DE IMPRIMIR 10 CASAS EM 1 DIA

A empresa responsável pela iniciativa é a WinSun Decoration Design Engineering Co. de Xangai.

A impressora 3D mede 32 metros de comprimento, 10 m de largura e 6,4 m de altura, o que explica a capacidade de produzir tantas casas em tão pouco tempo: ela é projetada para produzir construções simples, utilizando matéria-prima barata e pouca mão-de-obra, o que joga o preço final da casa no chão. 

O resultado final é um tanto rústico, mas como eu disse e ideia é a praticidade: funcionando a 100% da capacidade a impressora é capaz de produzir dez casas de 61,39 m² em 24 horas. E por fim, como a base do concreto utilizado vem de materiais reciclados e o processo dispensa mão-de-obra o custo final das casas fica em torno de US$ 4.800,00. (MEIOBIT)

PRIMEIRO PRÉDIO FUNCIONAL EM 3D É CONSTRUÍDO EM DUBAI

3d-printed-offce-dubai

Os Emirados Árabes Unidos dão um passo importante no uso da inovação tecnológica em favor da construção civil. Na cidade de Dubai foi construído o primeiro prédio, funcional, do mundo, todo feito através de uma impressora 3D. O prédio, um escritório funcional de 250 metros quadrados, custou cerca de US$ 140.000 (cento e quarenta mil dólares), onde passou a funcionar, provisoriamente, a Dubai Future Foundation. (CIMENTOORG)

PRIMEIRA PONTE DO MUNDO FEITA TODA EM 3D

Impressão 3D: conheça a primeira ponte do mundo produzida com a tecnologia

Localizada na capital Madrid, a ponte para pedestres passa sobre um riacho no Parque Castilla-La Mancha. A estrutura foi impressa em microconcreto armado e possui 12m de comprimento e 1,75m de largura.

O responsável pela obra é o Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC). O órgão afirma que o projeto paramétrico permitiu a distribuição ideal do material e minimizou a quantidade de resíduos através da reciclagem no processo de impressão. (CONSTRUCTAPP)

IMPRESSORA 3D PARA RESTAURAR VIAS PUBLICAS

Nos Estados Unidos, o engenheiro mecânico Robert Flitsch, graduado pela Universidade de Harvard, criou uma impressora robótica tridimensional dedicada à restaurar rachaduras em rodovias norte-americanas. (REVISTA CONSTRUA)

São esses alguns exemplos das centenas que notícias que estão cada vez mais surgindo pela internet, e a tendência é que esse número cresça de forma acelerada. Você pode ser simplesmente um curioso, pode ser alguém que trabalha na área ou alguém que vê aqui uma oportunidade para crescer profissionalmente se inserindo nesse mercado… não importa, já deu para ter ver o quanto essa área é promissora e deve ter nossa atenção.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos!

Leave a Comment