Se você fizer um breve tour no nosso site você vai perceber algo muito interessante sobre a impressão 3D: uma incrível variedade! Com ela é possível fazer diversos objetos, dos mais comuns aos mais impressionantes. Isso se deve ao fato de hoje existirem diversos tipos e diferentes processos de impressão 3D.
A impressão 3D já está no mercado desde os anos 90, e desde então vem sendo adaptada e cada vez mais novos modelos vêm sendo criados para atender às exigencias do mercado. Tamanhos pequenos e grandes, de plástico ou de metal, mais caros ou mais baratos. Resumindo, existem diversos tipos de impressora 3D que permitem essa variedade de objetos, vamos falar um pouquinho dos tipos.
Fabricação com filamento fundido (FDM ou FFF)
Nesse caso, um filamento de plástico é fundido para criar o objeto. Com certeza sua principal vantagem é o fato de ser a técnica mais barata e a máquina ser de simples execução, por outro lado temos aqui uma certa limitação no aspecto de qualidade de detalhes, sua principal desvantagem. Nesse método é possível fazer objetos coloridos na própria bandeja.
Após imprimir: depois de imprimir em FDM é necessário remover os excessos, isso pode ser feito com os dedos ou com algum instrumento, e também os suportes.Este, porém, é um processo sem muita dificuldade.
VEJA TAMBÉM: Impressão 3D é cara? Quando terceirizar o serviço?
QUANDO USAR?
Se você busca uma máquina e um produto barato você pode procurar por esse tipo de fabricação que é mais popular no mercado, e consequentemente, tem mais opções de diferentes preços. Mas se você busca uma máquina pra produzir algum produto que precise de um acabamento muito bom, você encontrará opções melhores no mercado. Por isso pense primeiramente no seu produto! Se for um produto sem uma grande necessidade de precisão de detalhes, você terá muita vantagem e um produto rápido e barato.

Estereolitografia (SLA e DLP)
Nesse caso, a máquina utiliza de uma luz ou laser que entrando em contato com a resina liquida materializa o objeto projetado. No processo DLP o objeto é endurecido em uma etapa única, e no processo SLA é camada por camada. O projeto é reproduzido de forma muito precisa, com detalhes bem definidos. Esses produtos podem ser mais frágeis e, posteriormente, necessitam de um acabamento mais demorado que o processo detalhado acima.
QUANDO USAR?
Se você não for sensível a preço, opte por essa em relação à anterior. Pois esse método é uma ótima opção para quem busca um serviço de maior qualidade e com mais detalhes. Portanto, utilize para serviços como os de odontologia, fabricação de peças (como de automóveis) e outros produtos.

Sinterização Seletiva a Laser (SLS)
É uma opção de alta qualidade e alta resistência, portanto é um tipo de impressão de alto custo. Trata-se também de um laser, como no caso anterior, porém com uma capacidade mais potente. A partir desssa técnica é possível materializar objetos de materiais como nylon, cerâmica e metal. É utilizado um pó que cria camadas, e um dos aspectos interessantes dessa técnica é que o pó que sobra pode ser utilizado em uma próxima impressão.
VEJA TAMBÉM: É possível imprimir metais em 3D? Quais tipos de produtos eu posso fabricar?
QUANDO USAR?
Quando a necessidade é de um produto com alto grau de complexidade e quando for necessário ampliar o tipo de material, por exemplo, peças de engrenagem.

Sinterização Direta de Metal a Laser (DMLS)
É uma máquina que faz impressão exclusivamente de metais com uma qualidade muito alta. O seu diferencial é conseguir criar peças finais complexas superior a outras máquinas, porém sua desvantagem fica por conta do custo alto.
QUANDO USAR?
O seu uso fica por conta das grandes industrias como aeroespaciais e também para a área da medicina.
VEJA TAMBÉM: GRANDE MERCADO: Peças de Reposição

Diferentes processos de impressão 3D possibilitam uma gama de objetos possíveis que vai além da nossa imaginação. Cada vez que surgem novas necessidades no mercado, como foi o caso da contaminação do mar com óleo ou agora na situação do Corona Virus, vemos como a tecnologia de impressão 3D está um passo a frente.
Diante disso, podemos pensar em incluir mais essa tecnologia no nosso dia-a-dia. Ao invés de procurarmos uma solução no mercado, porque não partirmos para a impressão 3D e criarmos nossos produtos?!
Aqui no nosso site temos indicações de sites para você procurar projetos prontos para impressão, para ver CLIQUE AQUI.
NOSSO FACEBOOK com notícias e novidades sobre tecnologia.