QUANDO SURGIU A IMPRESSÃO 3D?


A impressão 3D é uma tecnologia que vêm ganhando muito mercado e mostrando cada vez mais sua eficiência e eficácia. Nesse post explicamos melhor o que é a IMPRESSÃO 3D. Mas nesse artigo não queremos te falar de conceitos, mas explicar como cada máquina surgiu e como foram se aperfeiçoando.

PORQUE SE INTERESSAR POR ‘COMO ELA SURGIU?’

Você pode se perguntar: “por que eu deveria me interessar por como ela surgiu?”, e eu quero lhe dizer que existe uma resposta para a sua dúvida. Primeiramente porque a impressão 3D marca o inicio de uma nova era de produção e é um dos pilares do que chamamos de 4ª revolução indústria; Segundamente porque a sua evolução e aperfeiçoamento nos servem como inspiração para o desenvolvimento de nossos projetos; e finalmente para analisarmos as tendências de mercado e como a impressão 3D se encaixa nele, podendo trazer inúmeros benefícios comerciais e financeiros.

VEJA TAMBÉM: TIPOS DE IMPRESSORAS 3D E PROCESSOS DE PRODUÇÃO

QUEM A CRIOU?

Essa resposta causa dúvidas. Mas consideremos os dados sobre a primeira máquina feita para prototipagem – mas não patenteada: o modelo de HIDEO KODAMA, que tentou patentear sua máquina de impressão 3D, porém perdeu o prazo e não conseguiu. Esse ano era 1980.

Então em 1984 foi patenteada a primeira impressora 3D, por Chuck Hull, chamada SLA (estereolitografia). A máquina era uma inovação produzindo camada por camada, linha por linha do objeto.

Um ano depois ele aperfeiçoou o modelo da máquina SLA e criou a SLA-1, que foi uma versão com as mesmas funções, mas com objeto final melhorado, mais preciso e com acabamento melhor. Ele foi o primeiro a comercializar a tecnologia e sua empresa, 3D Systems Corp, atua no mercado ainda hoje.

LEIA TAMBÉM: É POSSÍVEL IMPRIMIR IMPRIMIR METAIS EM 3D? QUAIS OS TIPOS DE PRODUTO QUE POSSO FABRICAR?

MELHORIAS ERAM NECESSÁRIAS

No inicio as máquinas não funcionavam perfeitamente, além disso era extremamente caro para produzir através delas. Como todo projeto tem sua fase inicial e precisa ser melhorado, esse também foi sendo. Mas que grande contribuição daquele que foi o introdutor da ideia no mundo.

Desde então, ano após ano, a tecnologia vem se atualizando e cada vez é descoberta uma nova possibilidade através desses modelos existentes, e criados novos modelos para necessidades especificas.

AS NOVAS MÁQUINAS SURGIAM

Em 1988 uma nova patente: Carl Deckard criou na Universidade do Texas uma tecnologia bem parecida. Chamada SLS, a tecnologia agora trabalha de uma forma diferente de como faz a impressora 3D por SLA, pois ela utiliza um material diferente: a resina.
Foi também um marco já que com esse novo material as possibilidades de produção se ampliam significativamente.

O terceiro modelo foi o de tecnologia FDM, patenteada por Scott Crump, outro também atuante ainda hoje, é co-fundador da Stratasys.

COM O QUE ERA USADA NO PRINCIPIO?

As principais funções da primeira máquina eram: criar lâmpadas para solidificação de resinas e a confecção de partes de plástico e protótipos de forma rápida. Era uma solução inovadora já que as mesmas peças, feitas da forma tradicional, demoravam meses para ficarem prontas, e muitas vezes não ficaram como era esperado, precisando de reparos ou que fossem feitas novamente.

Não existiam tantos programas de modelagem e filamento como existem hoje. Portanto, a partir dos anos 90, com o crescimento da popularidade da tecnologia entre empresas, começaram a surgir diversos softwares. Surgiram nessa época o BLENDER (1994), o AUTODESK (1998), o CINEMA4D (1991), etc.

O AVANÇO DA TECNOLOGIA PARA PATAMARES ALTOS

Foi na década de 90 que começaram também os estudos do uso da impressão 3D para a área da medicina. Foi nessa época, por exemplo, que começaram os ensaios para realização de transplantes de órgãos impressos em 3D e impressão de próteses.

Nos anos 2000 o primeiro órgão 3D foi impresso. Cientistas do Instituto Wake Forest para Medicina Regenerativa imprimiram uma forma de uma bexiga humana e depois depositaram as células do paciente que gerou um novo tecido na forma que depois foi implantado no paciente. (Frazillio Ferroni)

De lá para cá o avanço foi enorme e diversos projetos voltados à saúde foram desenvolvidos, como relatamos em alguns posts no nosso FACEBOOK.

TEM DÚVIDAS PONTUAIS SOBRE IMPRESSÃO 3D? TALVEZ A RESPOSTA ESTEJA AQUI.

GRANDES MARCOS DA IMPRESSÃO 3D:

– 2000: Primeiro rim;
– 2008: Primeira prótese de perna;
– 2010: Primeiro protótipo de carro;
– 2012: Primeira mandíbula e implantada;
– 2003: nasceu o projeto AMAZE, um consórcio de 28 empresas para levar impressão 3D para o espaço;
– 2016: Criação da ITOP, Sistema de Impressão de Órgãos e Tecidos;
– 2017: Enrico Dini e sua empresa D-Shape imprimem material em pedra para construção civil;

CONCLUSÃO

A impressão 3D foi um grande marco na história e uma grande inovação, mas o que vemos é que ela CONTINUA sendo uma grande inovação, pois cada vez seu uso se amplia mais. Além disso as atualizações continuam sendo feitas e muitos novos materiais vêm sendo agregados à essa tecnologia.

É uma tecnologia que está à frente no nosso tempo, algo que podemos ver como o futuro nos dias atuais. Certamente traz a muitas empresas uma solução para suas principais necessidades e pode ser a sua empresa a próxima a realizar um marco na história da impressão, usando-a como modo de produção.

Qual sua familiaridade com a tecnologia? Já usou ou pensou em usá-la?

Leave a Comment