Como funciona a impressão 3D com resina E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES

O processo de impressão 3D é sempre iniciado a partir de um projeto digital, porém a partir disso é possível escolher o tipo de material para imprimir o objeto projetado de acordo com as suas características, que em alguns casos fazem bastante diferença no resultado final.

A impressão é feita a partir de um comando do computador ao projetor da impressora, este define o formato em que serão feitas as camadas do objeto, que surgirá de uma resina presente em um reservatório que quando entra em contato com o lazer se solidifica. No vídeo abaixo você pode entender melhor como é o processo:

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE UTILIZAR A RESINA NA IMPRESSÃO 3D?

Os produtos impressos em 3D podem variar de qualidade de acordo com o material utilizado para produzi-lo, já que alguns objetos necessitam de mais resistência ou precisão que outros.

– A liga do objeto feito em resina garante mais resistência, e por isso é superior em quando comparada a outras formas de produção, em outro tipo de material;

– As peças impressas em resina tem uma maior precisão e clareza de detalhes, quando comparada à uma impressão em FDM, por exemplo;

– Visualmente a resina atribui mais valor estético, e apresenta características de sofisticação;

– Essa tecnologia consegue produzir peças com camadas de 0.02 mm a 0.1 mm de espessura e nível de detalhe nos eixos X e Y de até 0.05 mm a 0.4 mm;

– O preço é mais alto que da impressão FDM, mas geralmente é muito mais acessível que o de outras tecnologias como o DLP e Polyjet;

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Na odontologia, a impressão 3D em resina já é utilizada em: EnceramentosAlinhadores invisíveisGuias cirúrgicosPlacas de mordida – Base de próteses móveis – Guias de colagem indireta de brackets – Provisórios.
No caso da resina utilizada para procedimentos de odontologia, é necessário observar a toxicidade da resina para que não haja nenhum problema de irritação na boca do paciente. Procure saber dessas especificidades necessárias em cada procedimento.

No ramo das jóias a utilização da resina também é uma ótima opção, principalmente pela seu acabamento suave e detalhes finos.

Na área da saúde também é utilizado para desenvolver aparelhos auditivos, muitas empresas hoje já utilizam dessa tecnologia.

E a utilização ainda mais comum, que é a de protótipos.
Para o produtor, a escolha de uma resina com pouca viscosidade ajudam na limpeza do equipamento.

1 thought on “Como funciona a impressão 3D com resina E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES”

Leave a Comment