Mais uma vez a tecnologia de impressão 3D aparece como solução de uma necessidade que não seria tão bem resolvida de forma tradicional e nem com tanta rapidez e precisão.

O Santa Clara Launchpad da IDTechEx é uma iniciativa que apresenta novas tecnologias disruptivas e de ponta, que ocorre na Califórnia. Na sua ultima edição, foi apresentada a MicroMaker 3D, uma impressora capaz de produzir peças tão pequenas quanto um grão de mostarda.
Segundo o site oficial da empresa desenvolvedora, Callaghan innovation, “ele permite que os desenvolvedores imprimam estruturas submilimétricas com geometrias complexas de até 100% de densidade, em espessuras extraordinárias de camada baixa e com velocidades de imagem tão rápidas quanto um segundo por camada, independentemente da complexidade ou densidade.”
A fabricação deste tipo de peça até então era demorada devido à precisão que é necessária à sua produção, pois são peças que fazem parte de uma engrenagem maior e tem suas funções essenciais. Consequentemente, o preço de custo para produção era alto.
A tecnologia está sendo usada para produzir uma variedade de estruturas. Exemplos incluem:
– Pele de tubarão, superfícies texturizadas- Placas de micropoços- Estênceis, como para antena de microondas- Microfiltros- Microcomponentes, como engrenagens, sprints de alavanca, ponteiros de agulha, anéis de retenção- Trilhas condutoras padronizadas- Estruturas encapsuladas.