Hoje, as variedades de filamentos para imprimir em máquinas 3D é bem ampla, indo desde plástico até concreto. Mas hoje vamos nos limitar em falar e comparar dois tipos de filamentos que são os mais comuns e utilizados atualmente: o PLA (Ácido Polilático) e o ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno).
Hoje existe impressão com PLA, ABS, PET, NYLON, GESSO, RESINA, e outros tantos materiais que ainda estão em fase de testes ou são pouco usados ainda. O tipo de material usado para impressão influencia principalmente nos fatores “preço” e “qualidade”. Além disso, considera-se o fato de ser ou não possível produzir determinado objeto.
PLA

É um material muito popular entre os que utilizam a tecnologia, e é feito com milho e outros materiais renováveis (como mandioca e cana-de-açucar) e, por isso, é sustentável e biodegradável. É um material com odor agradável e menos propenso à deformação.
Não é necessária uma mesa aquecida para sua produção, mas o resultado é mais satisfatório com o seu uso.
Dentre os materiais é o mais rápido a se decompor, demorando cerca de 24 meses quando enterrado, e 48 meses quando na água. É um plástico que pode ser encontrado também em outras situações como embalagens alimentícias, garrafas, canetas, etc., porém misturado a outros plásticos.
PRINCIPAIS VANTAGENS
- Acabamento brilhoso
- Custo benefício (é mais econômica)
- Mais rígido
- Menos propenso à deformação
- Atóxico
- Muitas variedades de cores
- Boa opção tanto para uso doméstico quanto para indústria
- Pode ser impresso em superfícies fria
- Sustentabilidade
- Libera menos fumaça ao atingir ponto de fusão
- Resistente à flexibilidade
- Impressão rápida
- Mais rico em detalhes
- No organismo, se ingerido por conta do contato da embalagem com o alimento, vira ácido lático – substância segura para a saúde.
PRINCIPAIS DESVANTAGENS
- Menos resistente
- Pode deformar com o calor
- Não é adequado para imprimir objetos que entrarão em contato com alimentos
- Camadas visíveis após a impressão
- Pode sofrer influência da umidade do ar
- Ele precisa ser descartado da forma correta para que seja ecologicamente positivo, por causa das condições do local.
ABS

É também um material bastante popular e é o mais antigo filamento utilizado nesse tipo de impressão 3D. Ele é derivado do petróleo, pode ter um odor não muito agradável, e é bastante utilizado em indústrias.
É mais utilizado para serviços profissionais, enquanto o anterior para serviços mais básicos e caseiros. É, entre os dois, o material mais barato.
Não é um filamento de tão fácil de manuseio como o anterior, pois precisa de algumas configurações especiais, portanto um conhecimento maior no processo.
PRINCIPAIS VANTAGENS:
- Resistência mecânica
- Fácil acabamento
- Custo baixo
- Mais resistente
- Maior resistência à temperatura
- Alta durabilidade
- Ecologicamente incorreto – derivado de material de fonte não renovável, ou seja, sua degradação é mais demorada
- Facilidade de acabamento após a impressão
PRINCIPAIS DESVANTAGENS
- Camadas visíveis pós impressão
- Aparência fosca
- Exposição à luz pode levar à degradação
- Poucas opções de cor
- Pode sofrer influência da umidade do ar
- Odor desagradável
- Necessidade de um certa destreza no seu processo
VEJA TAMBÉM: TIPOS DE IMPRESSORAS 3D E PROCESSOS DE PRODUÇÃO
É POSSÍVEL IMPRIMIR METAIS EM 3D? QUAIS TIPOS DE PRODUTO POSSO IMPRIMIR?
Quando usar cada um dos filamentos?
Os dois tipos de filamentos citados são os mais populares e
mais simples.
No geral, é necessário que seja analisado caso por caso, e observar entre as
características citadas acima as que mais se encaixar no produto que se espera
e projeta.
Mas vamos falar, considerando as características gerais, algumas possibilidades em que cada tipo de material é mais usado e mais indicado:
PLA:
É um tipo de filamento fácil de trabalhar, indicado para produção de objetos que não serão submetidos à grandes esforços mecânicos, atrito ou calor. Por isso, não é indicado para próteses.
As peças com necessidade de cores mais vibrantes podem ser feitas com esse material sem precisar de um acabamento, pois já tem bastante brilho.
É o mais popular para produções mais caseiras e protótipos como objetos de decoração, brinquedos, maquetes de arquitetura, e protótipos de objetos para estudo ou teste.
ABS:
Primeiramente, quando você já tem um certo conhecimento de impressão 3D. Além isso, é um material indicado para produção de ferramentas de trabalho braçal/manual por ser pouco frágil e mais resistente ao calor e ao impacto.
Ele é bem durável, por isso também é indicado para peças que precisam ter uma longa duração e para estar exposto em lugares com constantes mudanças climáticas.
É também mais próprio para uso em industrias, pois em contato direto e frequente com a pele pode causar irritação. É muito utilizado para peças de lego, carcaças de eletrodomésticos, peças automotivas e etc.
CONCLUSÃO
Se você está começando na impressão 3D, ou está buscando um tipo de filamento para imprimir seu produto pela primeira vez, converse com o profissional para identificarem com qual material atenderá melhor a sua necessidade.

Para fazer o orçamento do seu projeto, clique aqui!
No mais, aqui você têm a dimensão geral das características de cada um dos filamentos. Comenta para nós: você já usa impressão 3D? Já utilizou algum desses filamentos?